Sistema de identidade para desenvolver sua marca pessoal
No caso da Marca Pessoal, o sistema não é criado, mas sim adaptado à sua identidade pessoal. O primeiro movimento é buscar ter nitidez na identidade da marca, refinando e simplificando sua mensagem. Com uma mensagem fácil de lembrar, você tem mais chance de se apropriar de um nicho ou segmento do mercado que se identifica e tem conhecimentos.
Essa nitidez na identidade da marca é alcançada quando você estabelece os seguintes pontos:
1 – Sua identidade verbal: É o que você diz – Lembre-se, esta é a voz da sua marca, composta pelo seu nome e pelo tom da sua comunicação, dados pela sua personalidade.
As palavras, frases e linguagem que você escolhe usar devem ser uma extensão da identidade da sua marca, estrategicamente, você deve falar a língua do seu público.
Passos para definir a voz da sua marca:
Determine seus valores. Defina como você vai mostrar sua personalidade. Sempre tente ser o mais autêntico possível. Defina sua linguagem com base no seu público. Questione-se: quais palavras devo usar?
Determine seu propósito. O que você deseja alcançar quando inicia uma conversa com seu público? Educar, entreter, vender, ou apenas comunicar. Que tom você vai usar para se conectar com seu público? Corporativo, informal, próximo, informativo, bem-humorado, etc. Quais energias terão suas mensagens? Pessoal, emocional, direta, ilustrativa ou técnica. Além do tom e da linguagem da comunicação, você deve sempre ter a educação como primazia. Seja educado.
Use gramática e ortografia corretas. Seja respeitoso com a diversidade. Ser profissional não significa necessariamente ser formal ou chato. Mas, se atente, você não deve enviar mensagens dúbias ou mistas. A mensagem tem que ser única e tem que se unir ao que você é. A coerência da mensagem deve ser total.
2 – Sua identidade não verbal: O que você faz – O que diz seu comportamento, seus gestos, entonações, posturas, sinais e signos. Tudo isso compõe sua a linguagem não-verbal. Quando o verbal e o não-verbal estão alinhados, a comunicação é clara, a mensagem passa confiança. O não-verbal condiciona o conteúdo, a linguagem.
Entenda a importância dessa dimensão da comunicação:
7% da comunicação é composta de palavras, 38% transmitida pelo tom de sua voz e 55% pela sua imagem e linguagem corporal. Isso significa que a maior parte da sua mensagem é enviada não verbalmente. Não só as palavras importam. O tom de voz revela o que se está pensando ou sentindo.
E isso condiciona a atitude, resposta ou reação do outro. Os seguintes aspectos fazem parte da comunicação não verbal: a fala, o volume, o ritmo e o tom da voz. É comum que a atenção seja capturada para a gestão de suas extremidades, suas mãos e pés, e os movimentos que fazem. As expressões do rosto, a postura do corpo, a imagem, consistência e limpeza de sua aparência transmitem continuamente mensagens aos seus interlocutores.
3 – Sua identidade visual: O que você mostra – Em suas redes sociais considere os seguintes pontos: sua foto de perfil/sua marca, seu logotipo, seu slogan, suas fontes tipográficas (não misture mais de três), os elementos que representam sua marca e o estilo das suas fotos. Priorize um visual harmônico, determine a forma que se veste e estabeleça um estilo para a sua imagem pessoal. A paleta de cores de suas peças gráficas e em suas roupas, sua coloração pessoal pode contribuir para encontrar um caminho de consistência visual.
Use cores com as quais se identifique ou que estejam em sua cartela de cor, que estejam alinhadas com seu estilo e personalidade, mas principalmente associadas a sua mensagem. Não escolha cores porque estão na moda, use cores com base no que você quer transmitir. Todas as cores funcionam na medida em que são aplicadas de forma estratégica e consciente, conheça seus significados e valor associados.
4 – A experiência do cliente – Saiba o que você desperta no cliente/seguidor quando ele está em contato com a sua marca. Uma forma de se diferenciar é oferecer uma experiência que a concorrência não tem, por isso é fundamental estudar o mercado e ter criatividade.
A experiência deve ser abrangente para seus clientes e precisa estar alinhada com sua mensagem. Seu objetivo é que a promessa que você faz com sua marca seja cumprida. Proporcionar uma experiência inesquecível aos seus clientes implica que você seja surpreendente, mas principalmente consistente. Isso requer que você mantenha certos parâmetros de qualidade, e que se concentre em ter uma atitude disposta a servir e oferecer soluções para os problemas que seus consumidores querem resolver. Ser constante e proporcionar experiências que eles possam se lembrar depende da capacidade do seu serviço de dar respostas realmente úteis aos anseios de quem o procura.
5 – Nitidez na estratégia da sua marca – A estratégia implica em definir as ações que você vai realizar para atingir seus objetivos, especialmente os comerciais. Porque o objetivo de toda marca é vender um produto e promover uma imagem, mas sem branding, o objetivo de vendas se torna muito complicado.
Uma estratégia clara implica missão, visão e objetivos. A missão não é a marca, mas estabelece as bases para a sua marca. É o ponto de partida do qual você pretende estabelecer suas ações, o porquê você faz o que faz. A sua visão traduz sua perspectiva para o futuro, qual é a sua linha de horizonte?
Como você quer ser reconhecido daqui a três ou cinco anos?
A missão, visão e valores definem a cultura da sua marca e o curso das suas ações. Seus objetivos são os passos que o levarão para alcançar sua visão. Você precisa definir seus objetivos de curto e médio prazo. À medida que você progride, sua visão pode mudar, assim como seus objetivos. A chave é que você os tenha claro para saber para onde está indo, e ser capaz de projetar estratégias para redirecioná-los e alcançá-los.
6 – Nicho de mercado – O nicho de mercado é a parcela de pessoas para quem você vai direcionar sua comunicação. Essa segmentação deve ser o mais detalhada possível e levar em consideração não apenas dados demográficos (sexo, idade, situação econômica, ocupação, nível educacional e localização), mas também seus gostos, desejos, ambições, necessidades e preferências. É fundamental que você entenda as preocupações do seu cliente para poder fornecer um conteúdo que dê respostas a seus problemas, que seja importante e significativo para ele. Esse é o segredo da interação nas redes sociais.
7 – Planejamento e ação – O planejamento implica que você pense com antecedência o que vai fazer, quando e como fará. É o que o prepara para a prática. O planejamento te ajuda a criar melhores condições para suas ações e alcançar melhores resultados. É necessário que você anteveja com máxima precisão as condições e insumos necessários para servir o atendimento como prometido.
8 – Posicionamento – O posicionamento é o lugar que as marcas ocupam na mente dos consumidores, sendo outro componente fundamental do branding pessoal. Ele se relaciona com a preparação de sua apresentação à sociedade. Com base em quem você é e no que oferece, você desenvolve a identidade da sua marca com coerência. Pergunte a si mesmo: o que o consumidor entende ou associa quando pensa na sua marca? Como você quer ser percebido, o que impede de atingir essa leitura sobre sua imagem, e quais são suas vantagens competitivas determinam o lugar que você vai ocupar na mente do seu potencial cliente. O posicionamento da sua marca é algo que você cria com seu público e é fundamental porque vivemos em uma sociedade super conectada e em um mercado hipercompetitivo. Mesmo as pessoas que não gostam de você também constroem sua marca. Todos estes tópicos bem definidos são o ponto de partida para desenvolver a sua Marca Pessoal.
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