Renata Alice

Os filmes de ficção contam sua história através de mundos e personagens fictícios. Eles precisam convencer o público de que, o que veem na tela não é diferente do mundo em que vivem ou de suas ações ou emoções, e para isso precisam dos arquétipos. Um arquétipo, visto de uma perspectiva panorâmica, é aquele que atravessa fronteiras, culturas, épocas está presente em toda concepção inovadora ou criativa do homem, como a pintura, escultura, literatura, publicidade, cinema ou quadrinhos.

A teoria de Jung sustenta que “os arquétipos são resíduos arcaicos das experiências dos ancestrais, (…) que habitam o inconsciente coletivo das pessoas na forma de experiências e memórias (…) e se manifestam como um modo de ”ser” (1988: 47-48).

Ou seja, a pessoa ao não se desenvolver isoladamente, mas em um contexto cultural específico, adquire experiências e um modo de pensar. Nessa perspectiva, os arquétipos são reconhecidos como diretrizes, padrões de comportamento típicos, comuns, que sempre habitaram o inconsciente das pessoas, por isso são reconhecidos como universais. Além disso, eles têm a capacidade de despertar inúmeras emoções no espectador, e revelar uma imagem em sua mente com o que está associado a ela.

O arquétipo também é considerado como um símbolo ou “uma imagem dotada de um poder especial que tem valor para o espectador” (Truby, 2009: 271). A importância do símbolo é que ele consegue influenciar o espectador em um nível emocional. Isso significa que se uma situação dolorosa, feliz, injusta ou com outras emoções, for representada na história por meio do arquétipo, o espectador também a sentirá, por isso são considerados ferramentas vitais na escrita de roteiros. Eles são modelos psicológicos básicos compartilhados entre as pessoas. São como as funções que uma pessoa desempenha ao interagir com outras, razão pela qual se diz que o arquétipo atravessa fronteiras e tempos, porque seu valor essencial é ser universal. Motivo que explica que, ao visualizá-lo na ação dos personagens, o espectador tem a facilidade de reconhecê-lo. E na vida real não é diferente, afinal, são características universais.

Conheça as principais características dos 12 arquétipos.

  • 1 – O Mocinho e seu Lema: “Todos os homens e mulheres são criados iguais”.

Saudade: conectar-se com outras pessoas.

Objetivo: pertencer a algo.

Maior medo: ser deixado de fora ou se destacar da multidão.

Estratégia: desenvolver sólidas virtudes comuns, manter os pés no chão e ter bom senso. Fraqueza: perder-se em relacionamentos superficiais.

Talento: realismo, empatia, despretensão.

Também conhecido como: o galante, o realista, o cidadão solidário, o bom vizinho, bonito e reservado.

  • 2 – O Herói e seu Lema: “Quando há vontade, sempre há um caminho”.

Saudade: provar o próprio valor por meio de atos de bravura.

Objetivo: alcançar a maestria com o propósito de melhorar o mundo.

Maior medo: fraqueza, vulnerabilidade, “ser covarde”.

Estratégia: seja o mais forte e competente possível.

Fraqueza: arrogância e estar sempre precisando de outra batalha para lutar.

Talento: competência e coragem.

Também conhecido como: o guerreiro, o valente, o salvador, o super-herói, o matador de dragões, o vencedor e o incentivador da equipe.

  • 3 – O Inocente e seuLema: “Livre para estar com você”.

Saudade: chegar ao paraíso terrestre.

Objetivo: ser feliz.

Maior medo: ser punido por fazer algo ruim ou errado.

Estratégia: fazer as coisas certas.

Fraqueza: ficar entediado com sua inocência ingênua.

Talento: fé e otimismo.

Também conhecido como: o utópico, o tradicionalista, o ingênuo, o romântico e o sonhador.

  • 4 – O Protetor e seu Lema: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo”.

Saudade: proteger e considerar os outros.

Objetivo: ajudar os outros.

Maior medo: egoísmo e ingratidão.

Estratégia: fazer coisas para os outros.

Fraqueza: martírio e exploração.

Talento: compaixão, generosidade.

Também conhecido como: o santo, o altruísta, o guardião e o defensor.

  • 5 – O Explorador e seu Lema: “Não há mal maior do que viver em uma gaiola”.

Saudade: a liberdade de se encontrar explorando o mundo.

Objetivo: experimentar uma vida melhor, mais autêntica e mais completa.

Maior medo: estar preso, conformismo e vazio interior.

Estratégia: viajar, buscar e experimentar coisas novas e escapar do tédio.

Fraqueza: viajar sem rumo, tornando-se um desajustado.

Talento: autonomia, ambição e ser autêntico.

Também conhecido como: o descobridor, o conquistador, o pioneiro, o viajante e o aventureiro.

  • 6 – O Rebelde e seu Lema: “As regras são feitas para serem quebradas”.

Saudade: vingança ou revolução.

Objetivo: mudar o que não está funcionando.

Maior medo: impotência ou ineficácia.

Estratégia: interromper, destruir e quebrar.

Fraqueza: ir para o lado negro, para crime.

Talento: extravagância e liberdade radical.

Também conhecido como: o fora da lei, o revolucionário, o homem selvagem, o insubordinado e o desobediente.

  • 7 – O Sedutor e seu Lema: “Você é o único”.

Saudade: intimidade e experiências interpessoais profundas.

Objetivo: relacionar-se, trabalhar e cercar-se das pessoas que você ama.

Maior medo: não ser amado, ser rejeitado, estar sozinho e se tornar um ornamento.

Estratégia: ser cada vez mais atraente física e emocionalmente.

Fraqueza: o desejo voltado para fora de agradar aos outros com o risco de perder a identidade. Talento: paixão, gratidão, apreço e comprometimento.

Também conhecido como: o companheiro, o envolvente, o encantador, o sensual, o feiticeiro, o apaixonante e o safado.

  • 8 – O Criador e seu Lema: “Se você pode imaginar, pode ser feito”.

Saudade: criar coisas com valor duradouro.

Objetivo: materializar uma visão.

Maior medo: visão limitada ou execução deficiente.

Estratégia: desenvolvimento de controle e habilidades artísticas.

Fraqueza: perfeccionismo e soluções ruins.

Talento: criatividade e imaginação.

Também conhecido como: o artista, o inventor, o inovador, o sonhador e o criativo.

  • 9 – O Bobo da Corte e seu Lema: “Você só vive uma vez”.

Saudade: viver o momento com plena alegria.

Objetivo: divertir-se e fazer o mundo sorrir.

Maior medo: ficar entediado ou entediar os outros.

Estratégia: brincar e ser engraçado.

Fraqueza: frivolidade, perda de tempo.

Talento: alegria.

Também conhecido por: o louco, o malandro, o comediante, o divertido, e o sem noção.

  • 10 – O Sábio e seu Lema: “A verdade o libertará”.

Saudade: encontrar a verdade das coisas.

Objetivo: usar inteligência e análise para entender o mundo.

Maior medo: ser enganado e a ignorância.

Estratégia: Buscar informação e conhecimento, autorreflexão e compreender os processos de pensamento.

Fraqueza: se perder no estudo dos detalhes e nunca agir.

Talento: sabedoria e inteligência.

Também conhecido como: o especialista, o acadêmico, o conselheiro, o pensador, o mentor e o científico.

  • 11 – O Mago e seu Lema: “Eu faço as coisas acontecerem”.

Saudade: Entender as leis fundamentais do universo.

Objetivo: realizar sonhos.

Medo maior: que haja consequências ruins com a melhor intenção.

Estratégia: alcance uma visão pela qual você deve viver e morrer.

Fraqueza: ser manipulador.

Talento: encontrar soluções onde todos ganham.

Também conhecido como: o visionário, o catalisador, o líder carismático, o xamã, o bruxo, o médium e o ilusionista.

  • 12 – O Soberano e seu Lema: “O poder não é tudo, é a única coisa”.

Saudade: controle.

Objetivo: criar uma família ou comunidade próspera.

Estratégia: exercer poder.

Maior medo: caos e ser derrubado.

Fraqueza: autoritarismo e incapacidade de delegar.

Talento: responsabilidade e liderança.

Também conhecido por: o patrão, o líder, o rei, o político, o administrador, o monarca e o ditador.

Qual ou quais arquétipos você identifica? Anote!

Essas observações podem te ajudar a desenvolver melhor sua marca pessoal, sua imagem real e conectar com seu estilo principal.

Deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião.

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