Primeiro vamos entender o conceito de moda, imagem e estilo:
Moda: é efêmera e universal, fruto de tendências de mercado. É o que transforma a estética visual. Ou seja, é aquilo que, de certa forma, uniformiza as pessoas e deixa todo mundo igual. A moda pode ser definida como sendo um mecanismo que regula as escolhas e as preferências das pessoas, já que, devido a uma espécie de pressão social, indica-lhes aquilo que devem consumir, usar ou fazer. A moda torna-se um hábito repetitivo que identifica um sujeito ou um grupo de indivíduos.
Imagem pessoal: podemos dizer que a imagem pessoal é a identidade da pessoa, a representação da sua forma de ser e está ligada à sua trajetória de vida. Mas essa imagem também pode refletir o que não somos, desenvolvendo um conflito pessoal com uma imagem que não queremos ter. Isso porque estamos falando de dois tipos de imagens, a REAL e a IDEAL, e muitas vezes o que estamos projetando não representa o nosso ser.
Estilo: é intrínseco, fruto da formação pessoal, ou seja, se expressa de dentro para fora. Ele está ligado ao modo de vida, que é, procedimento, atitude, maneira de ser, forma de se vestir e se comportar. Resumindo, é a expressão da personalidade, sua singularidade. É o que faz as pessoas serem diferentes, mesmo usando as mesmas roupas!
Profissional especializado em tendências, tem o objetivo de analisar a moda e traduzir para os lojistas e donos de marcas a visão dos estilistas, para fazer roupas mais comerciais. O consultor de moda transforma a roupa de passarela em roupas do dia-a-dia.
Profissional especializado em aparência e comunicação não verbal, promovendo mudança estética visual nas pessoas. Responsável por orientar sobre o uso das cores, a composição harmônica de seu guarda-roupa, considerando as necessidades e expectativas individuais e do ambiente, mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes, valores relacionados à moda, a estética e ao relacionamento interpessoal. Assim consultor faz dessa imagem uma ferramenta de empoderamento de acordo com as necessidades do cliente, podendo potencializar sua imagem pessoal, agregando outros conhecimentos como técnicas de maquiagem, técnicas de cabeleireiro, colorimetria, visagismo, design de sobrancelha, etiqueta e comportamento, entre outros.
Profissional que atua como um guia facilitador da imagem e do desenvolvimento e transformação pessoal e profissional,
trabalhando com as principais dimensões do ser humano: interior, corpo e imagem, guiando o cliente a desenvolver seu próprio estilo.
O desenvolvimento da imagem pessoal dentro da técnica de coaching vai muito além do entendimento sobre coloração pessoal, biotipo, silhuetas e modelagens que favorecem cada tipo de corpo. A atuação dele também não se resume à rotulação dentro dos sete estilos universais.
Todas essas ferramentas são muito importantes para encontrar um norte dentro do processo de desenvolvimento da imagem pessoal, mas não deveriam etiquetar as pessoas utilizando os estereótipos sociais.
O coach de estilo percebe que a busca pela mudança externa pode ser também um processo de uma mudança interior E isso está ligado ao mundo emocional de cada um e às suas necessidades psicológicas, e desenvolver esse mundo interior ajuda o cliente a compreender o que realmente necessita expressar de dentro para fora, de forma mais autêntica.
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